Alimentação, Nutrição e Trabalho

Quais são as suas prioridades? Você já parou para refletir sobre isso? Já parou para pensar se o momento da refeição faz parte da sua rotina? Você encontra tempo para se alimentar corretamente?

A correria do dia-a-dia e outros fatores podem refletir na sua saúde. A falta de tempo, os prazos e a quantidade de demandas a serem resolvidas favorecem hábitos alimentares impróprios.

Uma dieta inadequada pode levar a falta de energia, aumento do cansaço, fadiga e exaustão. Com isso, muitas vezes o rendimento no trabalho não é satisfatório e o seu desempenho acaba sendo abaixo do esperado.

Em longo prazo, isso pode acarretar em uma série de problemas na sua saúde. Se alimentar corretamente melhora a disposição, você dorme melhor, tem mais energia, aumenta a imunidade e, com isso, você tem menos chances de adoecer.

Nem sempre existem opções bacanas próximas ao seu trabalho, mas, isso não deveria ser uma desculpa para a falta de cuidado com a sua alimentação. Com um pouco de disciplina e dedicando uma parte do seu tempo para se organizar você consegue driblar essas barreiras.

Ter uma alimentação balanceada demanda atenção. Comer muito de uma vez só pode causar esforço do organismo para a digestão, deixando o corpo cansado. Por outro lado, um jejum prolongado (muitas horas sem comer) pode levar ao raciocínio lento, desânimo, mau humor e sonolência.

Os alimentos são os responsáveis pela sua nutrição, por isso é extremamente importante considerar os seus hábitos alimentares uma prioridade. Seu corpo necessita de energia, vitaminas e minerais para dar conta das 24 horas atribuladas e tentar manter o seu organismo resistente e forte.

Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa simples, nem fácil. No entanto, essas mudanças podem trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. É importante lembrar que uma alimentação correta está relacionada com qualidade de vida e prevenção de doenças.

Não busque uma solução rápida, busque uma mudança permanente. Boa semana e até a próxima segunda!

Caroline Pappiani Alimentação, Nutrição e Trabalho

Nutricionista. Doutora em Ciências. Professora Universitária.