Torta de Abóbora com Shitake

A Torta de Abóbora com Shitake fez o maior sucesso lá no meu instagram (@saudavelcomequilibrio), era receita exclusiva do Personal Cooking mas depois de tantos pedidos estou liberando! É vegana e gluten free, alem de ser super saudável!

Massa sem farinha branca, feita apenas com farinha de grão de bico. Fica ótima! Acrescentar um pouco de chia ou linhaça dentro da proporção também fica interessante.

Eu fiz com um recheio vegano, para atender a todos, mas se for do seu gosto acrescentar de um ou dois ovos no recheio lhe dará mais firmeza.

De resto, capriche nos temperos, essa é a chave! Experimente em todas etapas.

Você vai precisar de:

Massa

2 ½ xícaras de farinha de grão-de-bico

2 colheres de sopa de óleo de coco (solido)

sal temperado (cúrcuma, curry, páprica, noz moscada)

água temperatura ambiente para dar a liga. (1/2 xicara)

Recheio Abóbora 

3 xícaras purê de abóbora cabotia assada (1/2 abobora grande)

1 ½ xicara de leite de castanhas (ou qualquer outro vegetal)

3 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor ou ghee

3 dentes de alho assado

Curcuma

Paprica picante (a gosto)

Paprica defumada(a gosto)

Azeite (para regar a abobora)

Sal e pimenta do reino (a gosto)

Cobertura de Shitake

300g de shitake fresco

½ xicara de alho poró

½ xicara de cebolinha

3 colheres de sopa de shoyo sem glutamato

2 colheres de sopa de óleo de gergelim

Azeite

E vai fazer assim:

Massa

  1. Coloque a farinha de grão de bico, a farinha de linhaça, o óleo de coco (solido) os temperos e o sal e mum bowl, misture com uma colher e amasse com as mãos, até que vire uma bola.Vá acrescentando a agua até que fique uma massa modelável.
  2. Acomode a massa em uma forma de fundo removível. Faça pequenos furinhos com o garfo. Leve ao forno 180º por 15 minutos. Use uma forma de fundo removivel de 18 a 20cm ou em forminhas individuais.
  3. Enquanto isso prepare o recheio.

Recheio de Abóbora

  1. Lave bem a casca da abóbora, tempere-a com as pápricas, pimenta, regue com azeite e leve a metade inteira para o forno com os dentes de alho a 200graus. Depois de 40 minutos retire o alho. E no final de 1 h, a abobora.
  2. Retire raspe toda a polpa e meça 3 xicaras, coloque no liquidificador ou processador. Tire a casca do alho e acrescente na mistura, junto com o óleo de coco, os temperos a gosto e vá acrescentando o leite de castanhas até dar o ponto de um creme denso (pode ser que use menos leite de castanhas, lembre-se que o recheio seca no forno. Ajuste sal.

Cobertura de Shitake

  1. Corte os shitakes, o alho poró e a cebolinha. Salteie o alho poró, a cebolinha no azeite e óleo de gergelim. Coloque os shitakes até que comecem a dourar, não secar muito pois ainda irá para o forno. Desligar o fogo, acrescentar o sal e temperos que desejar.

Preparo da Torta 

  1. Retire a torta do forno, coloque o recheio de abobora e cubra o centro com shitake. Leve ao forno novamente por mais ou menos 20 minutos até que esteja mais douradinha.

 

Espero que gostem!

Beijo grande

Drika

 

Drika Figueiredo Torta de Abóbora com Shitake

Sou a Drika, Culinarista/ Consultora especializada em Alimentação Sustentável, Natural e Funcional, com cursos na área de Gastronomia Clássica e gastronomia Natural, Funcional e Vegetariana. Chef em formação na Escola de Gastronomia Wilma Kovesi. Sou uma Administradora de Empresas que ama comida. Me aventurei na faculdade de nutrição e vi que meu maior prazer é cozinhar, testar e me desafiar com receitas cheias de nutrientes, mas também cheias de sabor. Hoje vivo testando e criando, dando aulas de culinária, fotografando muita comida, e espalhando amor no prato. Faça um Personal Cooking comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *